Os benefícios da telemedicina na modalidade de teleatendimento podem ser resumidas, porém não limitadas a:
- Prestação de um serviço previamente não disponível em uma localização geográfica;
- Acesso mais rápido ao profissional de saúde;
- Fornecimento de segunda opinião diagnóstica e/ou terapêutica;
- Maior conveniência e economia de tempo ao paciente;
- Equidade de acesso o tratamento médico nas regiões urbanas e rurais;
Em um ambiente de gestão de um sistema público de saúde, como o SUS, a modalidade de teleinterconsulta, além de encurtar longas distâncias é capaz de provocar uma reestruturação fundamental da forma que a atenção à saúde é dispensada a população. Através da valorização da porta de entrada do sistema – Atenção Primária em Saúde (APS) – ocorrerá a redistribuição dos recursos do ambiente hospitalar para a atenção primária. Esse tipo de atendimento tem o potencial de:
- Melhoria da qualidade de cuidado na atenção primária;
- Melhora na educação profissional;
- Redução de custos na saúde;
Valorizar a teleinterconsulta, utilizando os recursos profissionais (médicos, enfermeiras) da APS se coaduna perfeitamente com os princípios fundamentais do SUS: integralidade, equidade e universalidade.
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