Doadores de pâncreas – por que o Brasil aproveita poucos?

Palestra intitulada: “Doadores de pâncreas – por que o Brasil aproveita poucos?”, proferida por ocasião do VIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino, ocorrido em 2014, Fortaleza, Ceará, Brasil.

O transplante de pâncreas é uma modalidade de transplante que depende muito da qualidade do doador. A utilização de doadores de critérios expandidos, bastante sedimentada e utilizada no transplante de fígado, é discutida na modalidade de transplante de pâncreas.

A necessidade do uso de doadores de critérios expandidos no transplante de pâncreas foi abordada nessa palestra.

Confira os slides abaixo.

Referência bibliográfica.
SILVEIRA, FABIO (2020): Doadores de pâncreas – por que o Brasil aproveita poucos?. figshare. Presentation. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12846725.v1
Aviso legal: como médicos também temos a função social de divulgar a medicina e saúde, aproveite essas informações para cuidar da sua. Entretanto, reforçamos que ela não substitui atendimento médico.

Dr. Fábio Silveira

Médico pela PUCPR (CRM 20009/PR). Residência médica em cirurgia geral pela PUCPR, com área de atuação em cirurgia vídeo-laparoscópica (RQE 192). Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RQE 13560). Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (RQE 15509). Atua na área de transplante de fígado, pâncreas e rim. Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS) e da Sociedade de Transplantação (TTS).

Posts Relacionados