Insuficiência hepática aguda – palestra

Palestra sobre o tema “Insuficiência hepática aguda”, previamente denominada hepatite fulminante, ministrada no Curso de Emergências Médicas – Módulo de Gastroenterologia – do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em 2009.

A insuficiência hepática aguda é definida como a evidência de coagulopatia (RNI>1,5) e encefalopatia em um paciente previamente sem doença hepática crônica.  É uma doença que necessita aguçado senso clínico investigativo para tentativa de elucidação da etiologia no menor tempo possível. A definição, ou pelo menos estreitamento das possibilidades etiológicas ajuda a determinar a possível progressão da doença e determinar o mais brevemente a necessidade ou não de transplante de fígado.

Na palestra discutimos os aspectos de etiologia e diagnóstico, princípios do tratamento e parâmetros utilizados para definição da conduta a ser tomada frente a esses quadros de insuficiência hepática aguda.

Confira os slides da apresentação abaixo.

Referência bibliográfica.
SILVEIRA, FABIO (2020): Insuficiência hepática aguda.. figshare. Presentation. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12855293.v1
Aviso legal: como médicos também temos a função social de divulgar a medicina e saúde, aproveite essas informações para cuidar da sua. Entretanto, reforçamos que ela não substitui atendimento médico.

 

Dr. Fábio Silveira

Médico pela PUCPR (CRM 20009/PR). Residência médica em cirurgia geral pela PUCPR, com área de atuação em cirurgia vídeo-laparoscópica (RQE 192). Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RQE 13560). Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (RQE 15509). Atua na área de transplante de fígado, pâncreas e rim. Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS) e da Sociedade de Transplantação (TTS).

Posts Relacionados