Conheça as dicas e os cuidados para praticar atividades físicas após o transplante de fígado, são fundamentais para a sua saúde e bem-estar.
Antes do transplante você acaba perdendo muito da sua força física, em virtude da doença crônica, que faz com que se sinta muito fraco e cansado. Após o transplante, é natural que passe a se sentir melhor e mais disposto à medida que seu organismo vai se recuperando da cirurgia e das complicações que a doença trouxe ao seu organismo.
Coloque a atividade física na sua rotina.
Após o transplante, a atividade física é essencial para a higiene mental e o bem estar físico. Uma rotina diária de exercícios físicos é essencial para reduzir a fraqueza muscular que geralmente ocorre após um longo período de doença ou confinamento. Os exercícios devem ser progressivos, para evitar lesões em seu organismo.
A atividade física vai proporcionar uma melhora geral da saúde, fazendo você se sentir melhor e ajudando no controle do estresse. Atividades físicas regulares auxiliam na manutenção do peso corporal, prevenção de doenças ósseas e cardiovasculares. Não se preocupe com o tipo de atividade física, melhor alguma do que nenhuma. Caminhar, nadar, pedalar, jogar tênis, yoga, pilates, são inúmeras as opções, escolha a mais agradável para você. Manter-se ativo é a chave para uma vida saudável.
Para chegar em níveis saudáveis de atividade física, o bom-senso é fundamental. Atividades físicas aeróbicas aumentam a frequência cardíaca e respiratória, fazendo você suar. São atividades que auxiliam na redução de risco de doenças do coração e vasculares, câncer e diabetes. Com o suporte dos profissionais de educação física e fisioterapia, exercícios de reforço muscular podem ser adicionados às suas atividades. Esse tipo de exercício queima calorias e fortalece os ossos e sua musculatura.
Começe devagar.
Inicie suas atividades com uma quantidade e intensidade que você possa aguentar e que seja aprovada pelo seu médico. Enquanto se exercita, você deve ser capaz de conversar normalmente. Conforme sua evolução, vá adicionando minutos de atividade à sua rotina. Seu objetivo deve ser 30 minutos de atividade física diária.
Aproveite o espaço doméstico e espaços públicos próximos a sua casa para se movimentar. Convide os vizinhos e amigos para acompanhá-lo.
Mesmo após meses ou anos do transplante, exercitar-se enquanto está doente (gripe, por exemplo) não é uma boa ideia. Caso, em algum momento de suas atividades, sinta falta de ar, qualquer dor intensa ou dor no peito, você deve parar suas atividades e procurar atendimento profissional.
É necessária atenção quanto ao ganho de peso.
Com o passar do tempo após o transplante, é natural o ganho de peso, pois o organismo vai voltando ao seu metabolismo normal e o paciente volta a se alimentar de maneira adequada. Mas devemos cuidar para não exagerar. Inúmeros problemas de saúde são associados com o sobrepeso. Uma maneira de calcularmos se estamos dentro ou fora do peso é através do índice de massa corpórea (IMC). Ele é calculado dividindo nosso peso (em kg) pelo quadrado de nossa altura (em metros). Conforme o resultado, o paciente se enquadra nas seguintes categorias:
- 19-25: normal
- 26-30: sobrepeso
- 31-35: obeso
- >35: obeso mórbido
Quanto maior o IMC, maiores os riscos de saúde envolvidos. As principais complicações relacionadas ao IMC elevado são a pressão alta, diabetes e doenças do coração. Seu fígado acaba sofrendo muito também, pois poderá haver infiltração de gordura, a esteatose hepática.
Como você é um paciente transplantado, é muito importante que seu IMC não saia fora do índice considerado normal. Se o seu índice estiver acima de 25, você deve comer menos, se exercitar mais e evitar gorduras e açúcares. Se o IMC estiver acima de 30, medidas mais intensas de controle e perda de peso devem ser adotadas, como alimentação e atividades físicas supervisionadas.
Lembre-se que mudanças graduais e sedimentadas do estilo de vida são mais eficazes que dietas miraculosas.
Manutenção de peso é o resultado de uma equação simples, a quantidade de calorias (energia) que você ingere deve ser igual à quantidade que você gasta. Para emagrecer você deve gastar mais do que ingere, isso se obtém limitando a ingestão (cuidando da alimentação) e gastando mais (exercícios físicos).
Lembre-se que praticar atividades físicas após o transplante de fígado, são fundamentais para a sua saúde e bem-estar.