Vacinas após o transplante de fígado.

Aprenda quais vacinas podem ser utilizadas após o transplante de fígado. Algumas não podem ser aplicadas, não tome vacinas sem orientação. Esteja atento.

Geralmente pacientes adultos já realizaram seu programa de vacinas antes de realizar o transplante de fígado, pois nesse momento o sistema imunológico do organismo ainda não está debilitado pelo uso dos medicamentos imunossupressores.

Um paciente transplantado não deve receber vacinas que são compostas de organismos “vivos ou atenuados”. Elas contêm pequenas quantidades de vírus “enfraquecidos”, o que pode ser muito perigoso para pacientes imunossuprimidos.

Como a imunidade do paciente está reduzida em virtude dos medicamentos, a utilização desse tipo de vacina pode desencadear a doença que está tentando ser prevenida, algumas vezes até de forma grave.

Vacinas proibidas: pólio (Sabin, vacina do Zé-Gotinha, paralisia infantil), tríplice viral (MMR, para sarampo, rubéola e caxumba), varicela, herpes zoster e febre amarela.

A vacina da gripe sazonal, oferecida anualmente em campanha do governo, pode e deve ser tomada.

Não tome vacinas sem indicação médica.

Vacinas após o transplante de fígado

Dr. Fábio Silveira

Médico pela PUCPR (CRM 20009/PR). Residência médica em cirurgia geral pela PUCPR, com área de atuação em cirurgia vídeo-laparoscópica (RQE 192). Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RQE 13560). Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (RQE 15509). Atua na área de transplante de fígado, pâncreas e rim. Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS) e da Sociedade de Transplantação (TTS).

Posts Relacionados