Acompanhamento médico na espera do transplante.

Fique atento as orientações dos cuidados essenciais no acompanhamento médico ambulatorial na espera do transplante de fígado.

Você será acompanhado de maneira regular por um médico da equipe transplantadora para revisão de sua saúde, prevenção e manejo de muitas das complicações da doença hepática. Caso não possa comparecer a uma consulta, ligue para a secretaria de transplantes.

Caso seja de uma cidade distante, na espera pelo transplante, deve continuar a manter seu acompanhamento com o médico local. Ele deve ser a primeira pessoa a lhe ajudar com problemas repentinos. Seu médico poderá contactar a equipe transplantadora para agendamento de uma consulta em caráter de urgência, se ele achar que seus sintomas requeiram rápida avaliação especializada. Na maior parte dos casos seu médico local pode realizar a assistência.

O que você não pode esquecer no pré-transplante
Procurar conhecer o que está acontecendo com você
Manter contato com a equipe de transplante
Comparecer às consultas médicas
Manter tratamento para dependência de drogas / álcool
Manter exercícios físicos regulares
Manter alimentação adequada
Notificar o pessoal do suporte administrativo quaisquer mudança de endereço, telefone etc.
Manter celular e outros números de contato sempre disponíveis
Planejar o seu deslocamento até o hospital quando surgir o órgão

Entre em contato com a equipe transplantadora na ocasião de alguma dúvida ou necessidade. Após o contato, conforme a necessidade, os enfermeiros ou os médicos do transplante realizarão as orientações pertinentes.

Acompanhamento ambulatorial na espera.

O que fazer em urgências.

Em casos urgentes, chame o SAMU (192) ou se dirija ao serviço médico mais próximo. Seus familiares poderão avisar os médicos de qualquer serviço de emergência ao entrarem em contato com a equipe transplantadora.

Na eventualidade de algum atendimento médico emergencial fora do âmbito da equipe de transplante, notifique assim que possível o acontecimento.

Pontos-chave:
• Assuma a responsabilidade de seu tratamento, seguir as orientações e tomar as medicações são atitudes que somente você pode realizar.
• Em caso de necessidade, busque socorro no pronto-atendimento mais próximo de sua residência, quando possível notifique a equipe de transplante pelos meios disponibilizados.
• Planeje à sua ida ao hospital quando chegar o tão esperado dia, selecione o transporte, saiba para quem ligar, como será o deslocamento com antecedência.

Siga-nos