Insuficiência hepática aguda – palestra

Palestra sobre o tema “Insuficiência hepática aguda”, previamente denominada hepatite fulminante, ministrada no Curso de Emergências Médicas – Módulo de Gastroenterologia – do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em 2009.

A insuficiência hepática aguda é definida como a evidência de coagulopatia (RNI>1,5) e encefalopatia em um paciente previamente sem doença hepática crônica.  É uma doença que necessita aguçado senso clínico investigativo para tentativa de elucidação da etiologia no menor tempo possível. A definição, ou pelo menos estreitamento das possibilidades etiológicas ajuda a determinar a possível progressão da doença e determinar o mais brevemente a necessidade ou não de transplante de fígado.

Na palestra discutimos os aspectos de etiologia e diagnóstico, princípios do tratamento e parâmetros utilizados para definição da conduta a ser tomada frente a esses quadros de insuficiência hepática aguda.

Confira os slides da apresentação abaixo.

Referência bibliográfica.
SILVEIRA, FABIO (2020): Insuficiência hepática aguda.. figshare. Presentation. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12855293.v1
Aviso legal: como médicos também temos a função social de divulgar a medicina e saúde, aproveite essas informações para cuidar da sua. Entretanto, reforçamos que ela não substitui atendimento médico.

 

Siga-nos