Viva seu transplante – Vacinas Coronavírus – 18jan21

A ANVISA aprovou o uso emergencial de duas vacinas como forma de prevenção
da infecção pelo SARS-CoV-2.

Teremos duas vacinas no mercado nacional, a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca.

A CoronaVac utiliza uma tecnologia que inativa o vírus da COVID-19, deixando uma proteína que ativa nosso sistema de defesa.

A vacina da Oxford utiliza uma tecnologia em que um vírus modificado em laboratório leva para dentro de nossas células de defesa a proteína do vírus do Sars-CoV-2, ativando nosso sistema imunológico.

Não se preocupe com a forma que elas funcionam, saiba que são vacinas seguras e eficazes.

Ambas precisarão de duas aplicações, com intervalo a ser definido pela autoridades sanitárias. O mais provável é que exista um intervalo de 4-8 semanas entre elas.

Mesmo pacientes que já tiveram COVID devem ser vacinados.

Complete o esquema vacinal com a mesma vacina.

Pacientes imunossuprimidos – o caso dos transplantados – podem ter a eficácia da vacina reduzida, às vezes necessitando mais reforços. Isso é um dado que ainda não possuímos. Devemos aguardar.

Devo ir ao Posto de Saúde já? Não. O momento de procurar o Posto Saúde, para os pacientes com comorbidades, o caso dos pacientes pós-transplante, ainda será divulgado.

Estou liberado para uma vida “normal” após a vacina? Não. Apesar de um grande alívio e uma grande vitória, as coisas estarão somente mais tranquilas após a maioria da população estiver vacinada. Até lá não devemos esquecer de: manter distanciamento social, utilizar máscaras, procurar ficar em ambientes arejados, lavar as mãos ou utilizar álcool gel com frequência.

A batalha está chegando ao fim, mas não podemos bobear!

Referências bibliográficas.
1)SILVEIRA, FABIO (2021): Vacinas Coronavírus – Viva seu transplante. figshare. Figure. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.13604441.v1
Aviso legal: como médicos também temos a função social de divulgar a medicina e saúde, aproveite essas informações para cuidar da sua. Entretanto,  reforçamos que ela não substitui atendimento médico.

Siga-nos