O fígado e suas funções.

O fígado possui múltiplas funções, como armazenamento, captação e eliminação de diversos nutrientes, drogas e toxinas.

O fígado é a maior glândula de nosso organismo (aproximadamente 1500 gramas) e está localizado na região superior direita de nosso abdome. É considerado uma glândula por possuir a capacidade de produzir substâncias que ajudam a manter o funcionamento equilibrado – homeostase – de nosso organismo. Tem uma aparência brilhante, vermelho escuro devido a sua grande irrigação sanguínea. Aproximadamente 25% do débito cardíaco (quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto) circula pelo fígado.

Quais são as funções do fígado.

Ele é responsável por várias e importantes funções:

  • Armazenamento, captação e eliminação de diversos nutrientes, drogas e toxinas;

  • Produção de proteínas importantes para a coagulação do sangue;

  • Produção de albumina, importante proteína utilizada em reações químicas orgânicas e da constituição muscular;

  • Metabolismo de várias substâncias produzidas pelo nosso organismo.

O fígado é capaz de produzir, regular e armazenar uma variedade de substâncias utilizadas pelo sistema digestivo. A principal secreção produzida pelo fígado é a bile. Durante a alimentação, a bile é secretada pelas células hepáticas (hepatócitos), sendo transportada pelos ductos (canais) hepáticos até o duodeno e serve para fazer a “quebra” das moléculas de gordura. Entre as refeições a bile é armazenada na vesícula biliar.

O fígado também sintetiza (produz), dissolve e armazena aminoácidos, proteínas e gorduras, possuindo importante função na regulação do açúcar sanguíneo. Ele também serve de reservatório para vitaminas muito importantes, como a vitamina B12 e a vitamina A.

Possui a capacidade de eliminar substâncias tóxicas resultantes do metabolismo de nossas células, assim como de substâncias ingeridas, como o álcool, por exemplo.

Além de suas importantes funções em nosso aparelho digestivo, o fígado também apresenta uma importante função na circulação sanguínea. Conhecido como a antecâmara do coração, ele recebe e processa todo o sangue proveniente do sistema digestivo pela veia porta, despejando esse sangue na câmara direita do coração. O conhecimento dessa função é importante, pois caso essa passagem de sangue esteja dificultada (como na cirrose), ocorrerá aumento da pressão nesse sistema, resultando em varizes e possibilidade de sangramento.

       Pontos-chave

• Fígado é a maior glândula do nosso organismo, com um caráter vinhoso e de consistência não endurecida.
• Apresenta uma série de funções relacionadas com a produção e eliminação de diversas substâncias importantes no nosso organismo.

Transplante de fígado, e agora?

Preparamos uma série de artigos a respeito do transplante de fígado, especialmente planejados para sanar as dúvidas mais comuns a respeito do tema.

Dr. Fábio Silveira

Médico pela PUCPR (CRM 20009/PR). Residência médica em cirurgia geral pela PUCPR, com área de atuação em cirurgia vídeo-laparoscópica (RQE 192). Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RQE 13560). Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (RQE 15509). Atua na área de transplante de fígado, pâncreas e rim. Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS) e da Sociedade de Transplantação (TTS).

Posts Relacionados